Obras e reformas em tempos de Covid19: Serviços Hidráulicos no novo normal
O novo coronavírus afetou o mundo com a Covid-19, modificando os comportamentos e a normalidade habitual instaurando em regime que hoje chamamos de novo normal. Síndicos, condôminos, prestadores de serviços são diretamente ligados as novas normativas, devendo agir seguindo uma série de protocolos, a fim de manter a saúde e bem estar individual e coletivo no condomínio.
Pensando nisso, vamos trazer luz a algumas questões, para auxiliar você na gestão de sua obra ou reforma de maneira segura, eficaz e protegida do covid-19.
Mesmo com o Isolamento Social, posso continuar ou iniciar minha obra hidráulica?
Essa é uma dúvida que vem passando pela cabeça de muita gente nesse momento. Serviços emergenciais, mesmo em época de pandemia estão liberados como previsto no artigo 1.341, § 2, do Código Civil. Consertos de vazamentos, projetos de tubulação de água, serviços hidráulicos no geral são permitidos pelo nível de importância e por muitas vezes representar risco a edificação/ propriedade, caso não resolvido imediatamente. Este artigo do Código Civil também autoriza ao síndico realizar uma obra nos critérios da primeira emenda da NBR 16280, mesmo sem haver manifestação formal a esse respeito, porém, deverá ser apresentada em assembleia futura.
Lembrando que cuidados de saúde como higienização antes de iniciar a jornada de trabalho, o uso de máscara durante todo o procedimento, álcool gel e respeitar o distanciamento de 1,5m entre pessoas devem ser praticados, evitando aglomeração e circulação no perímetro da reforma.
Sou síndico de condomínio e encontrei um vazamento na área comum do prédio. Posso chamar o encanador mesmo em época de pandemia?
Sim. Manutenções emergenciais em áreas comuns/ sociais podem ser realizadas sem maiores problemas, pois podem trazer risco ao condomínio e a vida dos moradores. Cabe ao síndico seguir as normas da primeira emenda da NBR 16280 e se manifestar a respeito da obra em assembleia futura do condomínio.
Mesmo a reforma sendo em área externa, fica obrigatório o uso de máscaras durante toda a execução, álcool gel e deve-se respeitar distanciamento de 1,5m entre pessoas. No decorrer da reforma, deve haver um esforço para diminuir a circulação de pessoas no perímetro da obra e manter a área arejada.
Estou com infiltração na parede da cozinha, posso ligar para um profissional vir realizar o conserto do vazamento?
Sim. A mesma regra que traz luz ao gestor de condomínio, auxilia o condômino na hora de problemas emergenciais. As reformas emergenciais em áreas privativas estão autorizadas e o recomendado é que o síndico seja informado com antecedência para agir dentro dos parâmetros vigentes e de convenção de condomínio
Nesse caso de problemas no encanamento, continuam obrigatórios o uso de máscaras durante todo a execução da reforma, bem como regras de distanciamento e manter o apartamento bem arejado.
Dicas finais para síndicos, condôminos e prestadores de serviço
Em tempos de COVID-19, seguir os protocolos e normativas é fundamental. Reformas feitas de maneira consciente, bem geridas e executadas dentro dos parâmetros previstos, são a garantia do sucesso e bem estar coletivo. A informação e o diálogo se fazem, mais do que nunca necessários. Para a administração desse tipo de problemas, todos precisam estar alinhados, síndicos, prestadores de serviço e moradores.
Conte com a ajuda de profissionais técnicos e alinhados aos protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) para executar sua obra. Evite desgastes na contratação e opte pelo mais correto em tempos de pandemia. A TUBOTECH Serviços Hidráulicos conta com os melhores encanadores de Porto Alegre e região metropolitana, alinhados aos protocolos de saúde e selecionados de maneira criteriosa do curso de Hidráulica Industrial do SENAI. Para detecção de vazamento, encanador ou problema hidráulico em Porto Alegre e região, conte conosco!