Quem nunca ouviu ou sentiu na pele a expressão: “Melhor prevenir do que remediar.”
No instante em que surge um problema inesperado, muitos são os pensamentos que nos vem à cabeça, como: por que não contratei um especialista antes? Nesses momentos, nos questionamos sobre o real valor das manutenções preventivas e das inspeções prediais, evitando dores de cabeça, gastos imprevistos ou acidentes no trabalho, em casa ou no condomínio.
Quando pensamos em prevenção ou manutenção das instalações de um imóvel, a inspeção predial é de suma importância e nos permite conhecer seu verdadeiro estado de conservação, antecipando situações ou constatando anormalidades em prédios comerciais ou residenciais.
Esses problemas são responsáveis por 75% das patologias de construção, segundo o Sinduscon, porém quando comparados ao custo total de uma obra representam somente 5%. Falhas no projeto, erro de dimensionamento, problemas de execução ou baixa qualidade dos materiais, junto com desgaste eventual, são os principais fatores causadores de patologias e problemas em edificações no Brasil.
Vazamentos no encanamento e infiltrações são os transtornos mais comuns, e em alguns casos os mais graves, podem comprometer a estrutura de uma edificação, sendo necessária uma reforma mais vultuosa e até mesmo acarretando problemas judiciais ao proprietário ou gestor de condomínio. A maior parte de anomalias e falhas verificadas acabam sendo consequências da negligência e/ou má administração da gestão da manutenção predial. Para que essa gestão seja feita de maneira mais racional e menos custosa, o ideal é adotar um programa eficiente de manutenção e inspeção periódico, garantindo legalmente e juridicamente o condomínio em relação aos laudos técnicos mediante legislação vigente.
Outra questão bastante desafiadora para minimizar e garantir a integridade das estruturas é o fator cultural. Quando se conclui a construção de um edifício comercial, por exemplo, não se pode descartar a possibilidade de problemas futuros.
Ocorrências com o passar do tempo em relação a falha no momento da contratação de mão de obra qualificada não são raras. Tendo isso em vista, alguns critérios devem ser adotados, tanto na contratação para fins de projeto e construção, quanto nas manutenções das instalações prediais periódicas.
A detecção de vazamentos nas instalações hidráulicas é de responsabilidade de equipe técnica de serviços hidráulicos, popularmente, conhecido como encanador. Na literatura, temos alguns exemplos de profissional cuja presunção de experiência acumulada era o suficiente para comprovar capacidade técnica ao assumir tamanho desafio. Na atualidade, a contratação de equipe ou profissional técnico de formação se faz indispensável para o sucesso do serviço no ato e a longo prazo.
Ficou com dúvida? Fale conosco e solicite um orçamento. A TUBOTECH serviços de hidráulica conta com os melhores encanadores em Porto Alegre, sendo referência em serviços hidráulicos na cidade e região metropolitana.